Revisão da Literatura sobre problema de agencia
(Projeto de monografia elaborado para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso no CEABE)
Aluno: Sandro Roberto Rodrigues Voce
Orientador: Professora Priscilla Tavares
Revisão da Literatura
A maioria dos autores de microeconomia tratam o tema da relação agente-principal, e o conseguinte problema citado nesse trabalho, como parte integrante do que é chamada informação assimétrica.
O conceito de informação assimétrica acontece quando uma das partes envolvidas em uma negociação ou em um estabelecimento de contrato possui menos informações do que a outra (PYNDICK, 2002).
O problema da relação agente-principal se dá, pois na maioria das organizações os proprietários e acionistas não tem condições, sejam elas de gestão ou financeiras, de monitorar tudo o que fazem os funcionários. Subentende-se, que desta forma os funcionários (ou o conjunto de todos eles), possuem melhores e mais informações do que os proprietários e acionistas. Essa assimetria de informações cria o problema da relação agente principal. (PYNDICK, 2002)
Já para (MCGUIGAN, 2006), o problema da relação agente principal acontece quando coexistem dois fatores: o principal não tem condições de observar a contribuição do agente e existe a incerteza acerca do desempenho do agente.
MANKIW (2005) define a causa raiz do problema como sendo a tentação da força de trabalhado de fugir às suas responsabilidades
Para este trabalho, a figura do agente é ilustrada e deve sempre ser pensada como os executivos e os colaboradores das organizações e o principal como o acionista e/ou proprietário.
Nessa relação, o agente representa a pessoa atuante, e o principal, a parte que é afetada pela ação do agente. (PYNDYCK, 2002)
A relação entre agente e principal pode acarretar problemas