revisão bibliográfica elementos rompedores de solo
Trabalho elaborado para a disciplina de máquinas agrícolas, do curso de engenharia mecânica.
Passo Fundo, Junho de 2014.
1. Introdução
Devido à magnitude do setor agrícola no Brasil (23% do PIB brasileiro1), investimentos tornam-se extremamente importantes para o desenvolvimento tecnológico, afim de otimizar o processo de plantio, cultivo e colheitas de espécies.
Dentro deste contexto, SILVA (2000) diz que os maiores índices de mecanização agrícola concentram-se nas operações de preparo do solo. Contudo, o trabalho inadequado é o maior fator de degradação do mesmo, podendo causar compactação das camadas superficiais e/ou outras condições limitantes do desenvolvimento das culturas. Ou seja, desenvolvimento do plantio direto depende da solução dos problemas de sua própria implementação.
Neste sentido, o desenvolvimento de equipamentos modernos para trabalho no campo não cessam, buscando reduzir custos e aumentar a produtividade. Segundo PEREIRA (1998), o gasto de combustível é um custo importante na contabilidade da lavoura. Portanto, fatores como patinagem e resistência à penetração do solo aumentam significativamente os custos do plantio, uma vez que influem na tração requerida (potência do trator), desgaste de pneus e consumo de combustível (REIS et al. 1999).
Dessa forma, a importância dos elementos rompedores de solo para um sistema de plantio eficiente é perceptível. Faz-se destes, objeto de estudo deste trabalho, buscando apresentar uma revisão bibliográfica atualizada sobre os diferentes modelos e os parâmetros que os interligam com a determinação da tração requerida em semeadoras de plantio direto.
1.1. Objetivo
Apresentar revisão bibliográfica atualizada a respeito dos esforços em discos de corte de semeadoras de plantio direto.
2. Elementos rompedores de solo em semeadoras de plantio direto