Revisão Anorexia e Bulimia
Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo (caquexia) ou à obesidade, entre outros problemas físicos e incapacidades, afetando principalmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino.
Os principais tipos de Transtornos Alimentares são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. Essas duas patologias são intimamente relacionadas por apresentarem alguns sintomas em comum: uma idéia prevalente envolvendo a preocupação excessiva com o peso, uma representação alterada da forma corporal e um medo patológico de engordar. Em ambos os quadros os pacientes estabelecem um julgamento de si mesmos indevidamente baseados na forma física, a qual freqüentemente percebem de forma distorcida.
Tanto a bulimia quanto à anorexia, são transtornos alimentares que possuem, primeiramente, uma causa psicológica e, posteriormente uma causa nutricional, portanto pessoas que suspeitam de possuir tais transtornos devem ser encaminhadas a um centro de tratamento especializado, de preferência com uma equipe multidisciplinar.
ANOREXIA NERVOSA
A anorexia nervosa é um transtorno caracterizado por limitações dietéticas auto-impostas, com um padrão alimentar bizarro e acentuada perda de peso induzida e mantida pelo paciente, associada a um temor intenso de engordar.
A perda de peso nas pessoas com Anorexia Nervosa é obtida, principalmente, através da redução do consumo alimentar total, embora alguns pacientes possam começar "o regime" excluindo de sua dieta aquilo que percebem como sendo alimentos altamente calóricos. Nos casos mais graves o paciente adota métodos adicionais de perda de peso, os quais incluem auto-indução de vômito, uso indevido de laxantes ou diuréticos e prática de exercícios intensos ou excessivos.
Na Anorexia Nervosa os pacientes podem empregar uma ampla variedade de técnicas para estimar seu peso, incluindo