Revisao De Estatica Rea Es De Apoio
1) SISTEMA EQUIVALENTE:
Uma força aplicada sobre um corpo tem a capacidade de provocar tanto sua translação quanto sua rotação, com intensidade que depende do ponto de aplicação e de como essa força é aplicada.
Quando um corpo rígido está sujeito a um sistema de forças e momentos de binários, com frequência é mais simples estudar os efeitos externos sobre ele substituindo o sistema por uma única força resultante equivalente, atuando em um ponto especifico O, e um momento resultante.
Em resumo:
UM SISTEMA EQUIVALENTE REPRESENTA UM SISTEMA NO QUAL A FORÇA E O
MOMENTO RESULTANTE PRODUZAM NA ESTRUTURA O MESMO EFEITO QUE O
CARREGAMENTO ORIGINAL APLICADO.
Esse procedimento de simplificação de qualquer sistema de forças e momentos de binários em uma força resultante atuando no ponto O e um momento resultante pode ser generalizado e representado pela aplicação das seguintes equações:
FR
M RO
F
MC
MO
Se duas forças atuam em um bastão e são substituídas por uma força resultante e um momento de binário equivalentes, no ponto A, ou pela sua força resultante e momento de binário equivalentes, no ponto B, então, em cada caso, a mão pode fornecer a mesma resistência à translação e rotação para manter o bastão na posição horizontal. Em outras palavras, os efeitos externos sobre o bastão são os mesmos em cada caso.
edulyvio@uniderp.edu.br
Revisão de alguns conceitos de Estática - Prof. Lyvio
2) REDUÇÃO DE UM CARREGAMENTO DISTRIBUIDO:
Em algumas situações um corpo pode estar sujeito a um carregamento que está distribuído sobre uma superfície. Por exemplo, a pressão do vento sobre a superfície de um cartaz de propaganda (outdoor), a pressão da água dentro de um tanque ou o peso da areia sobe o piso de uma caixa de armazenamento são cargas distribuídas.
A pressão exercida em cada ponto da superfície indica a intensidade da carga. Ela é medida usando pascals Pa (ou N/m2) em unidades do SI.
Carregamento uniforme ao longo de