Revis o
Introdução
O homem tem como característica modificar o seu ambiente para melhor conforto e melhor condição de sobrevivência, contudo os riscos ambientais estão sempre presentes no seu cotidiano, e esses riscos ambientais são também necessário para o desenvolvimento de uma sociedade, é necessário realizar estudos pertinentes para desenvolver metodologias de avaliação de risco ambiental, buscando assim minimizar ou até mitigar impactos ambientais, usando ferramentas de controle e de observação de características do ambiente. Pois sabemos que a contaminação do solo é extremamente prejudicial para o homem tratando-se de um recurso natural indispensável para a sobrevivência dos seres humanos.
Caso o acidente ambiental venha a ocorrer é possível utilizar o “Plano de Contingência Ambiental” para que os impactos sejam minimizados e criação de planos de ação para tentar evitar a recorrência.
Desenvolvimento
Conforme Resolução CONAMA 01/86, impacto ambiental é definido como "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam:
I. A saúde, a segurança e o bem estar da população;
II. As atividades sociais e econômicas;
III. A biota;
IV. As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e
V. A qualidade dos recursos ambientais".
A Avaliação de Impacto Ambiental é estabelecida a partir dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA). Estes estudos são constituídos de um conjunto de atividades técnicas e científicas que incluem o diagnóstico ambiental com a característica de identificar, prevenir, medir e interpretar, quando possível, os impactos ambientais. Pimentel (1992), contribui com essa questão ressaltando que a AIA não é um instrumento de decisão, mas sim de subsídio ao processo de tomada de decisão. Seu propósito é de obter informações através do exame sistemático das