Revis O Prova De Filosofia
Hoje em nossa sociedade moderna nós nos pautamos mais pelas respostas e não pelas perguntas. Nós queremos tudo já pronto. Nós não queremos passar por aquele processo de perscrutar, de indagar, compreender. É muito mais fácil apertar botões. A filosofia é essa busca constante pelo conhecimento.
Qual seria a importância da filosofia para o Direito? Devemos nos pautar pela ideia da reflexão, no sentido de perscrutar a inteireza das questões do Direito. Busca a profundeza do próprio Direito atuar com a reflexão. O Direito precisa dialogar com as outras áreas, e o Direito precisa aprofundar as questões para não ficar somente dentro de uma ideia do positivismo mas também dentro também de uma hermenêutica e dentro de um diálogo.
Depois nos vislumbrávamos a saída da cosmoponia para a cosmologia. A cosmoponia é o mito em si. O mito ele tem 3 características: ingênuo, fantasioso e acrítico. Não possui criticidade. Por não possuir criticidade ele tem na verdade algo que deixa a desejar. Pauta-se pelo transcendente, não pelo real. O mito está ligado ao transcendente, aos Deuses, as explicações nítidas. Mas mesmo que o mito seja ingênuo, fantasioso e acrítico, ele é uma primeira tentativa (válida) do homem tentar entender a realidade da