Revestimentos
Revestimentos de Paredes
Na construção civil, o revestimento é a camada externa que cobre a alvenaria para dar-lhe acabamento e aspecto visual agradável. Em conjunto com as vedações tem a função de ser estanque ao ar e água, auxiliar na proteção térmica e acústica e dar segurança contra o fogo e resistência mecânica. Além de definir o padrão econômico de um edifício e proporcionar higiene, sanidade e segurança na utilização.
Os revestimentos podem ser classificados quanto a superfície a revestir, quanto a posição relativa do edifício, quanto a técnica de fixação, quanto a continuidade superficial e quanto ao material.
O revestimento tradicional de argamassa tem algumas propriedades e características específicas, como, por exemplo, rugosidade, aderência ao substrato, resistência mecânica, porosidade, estanqueidade. De forma geral, as argamassas são obtidas a partir da mistura de um ou mais aglomerantes, agregados miúdos e água, podendo conter aditivos e adições minerais. Então, o resultado final deste conjunto de matérias-primas é que definirá o comportamento do produto final.
Inserido no conceito de edifício, o revestimento de argamassa pode ser entendido como o subsistema que recobre uma superfície porosa com uma ou mais camadas superpostas de argamassa, com espessura normalmente uniforme, resultando em uma superfície apta a receber o acabamento final.
As propriedades dos revestimentos argamassados podem variar em função do tipo de acabamento final aplicado, como pintura, revestimentos acrílicos/cimentícios de baixa espessura, texturas, placas cerâmicas etc., mas suas principais funções se resumem a:
• proteger a base, usualmente alvenaria e estrutura, da ação direta dos agentes agressivos, como vento, chuva, contaminantes atmosféricos etc.
• contribuir para o isolamento termo acústico e para a estanqueidade à água e aos gases.
• proporcionar uma superfície adequada, ou seja, regular,