Revestimento em gesso e molduras
DESENVOLVIMENTO
O uso do gesso no seguimento da construção civil tem aumentado significativamente nessa década, o gesso é praticamente indispensável para o interior de casas, escritórios ou qualquer edifício onde se reúnam pessoas, tais como escolas, hospitais, aeroportos, shopping centers, etc.
A importância do gesso é que contribui eficazmente para a resistência ao fogo e para o isolamento termo acústico, ao mesmo tempo que possibilita um acabamento interior confortável e elegante.
REVESTIMENTO EM GESSO
Revestimento de gesso é o recobrimento de tetos e paredes com pasta de gesso, em uma ou mais camadas superpostas com acabamento final liso e homogêneo segundo a NBR 13867 (ABNT,1997).
O processo de produção é feito da seguinte maneira:
1) Britagem – fragmentação dos blocos do minério; 2) Moagem – a gipsita britada é moída em moinhos de martelo;
3) Peneiramento – a gipsita moída pode ser peneirada, em peneiras vibratórias;
4) Calcinação – a gipsita se transforma em gesso pela ação do calor;
5) Pulverização – após a calcinação, o gesso é moído em moinho de martelo;
6) Estabilização – período de encilhamento ou estabilização para maior homogeneidade na composição final;
7) Embalagem – sacos de 20 ou 40 Kg, ou em
“Big Bags” (1000 Kg).
CARACTERÍSTICAS
Rápido e de fácil aplicação em paredes e tetos, o gesso liso pode proporcionar ao construtor algumas vantagens, desde que bem planejado e executado. O revestimento de gesso pode ser aplicado em diversas bases, mas deve-se garantir a aderência e uma espessura ideal. A massa de gesso possui resistência que varia conforme a temperatura e tempo de calcinação a que a gipsita foi exposta, finura, quantidade de água de amassamento e presença de impurezas ou aditivos na composição. Os de pega mais rápida apresentam elevada finura e alta resistência, em razão do aumento da superfície específica, disponível para a hidratação. Por ser altamente