gesso na engenharia civil
Na construção civil existem vários tipos de gesso. Ele é uma solução bastante diversificada e utilizada em:
1. Forros de gesso O forro de gesso, além de decorar o ambiente, pode resolver os problemas de vigas aparentes e rebaixamentos de um modo geral. Suas características de resistência ao fogo, melhor isolamento termo-acústico, economia e rapidez na instalação, fazem com que o forro de gesso seja superior aos demais.
Forro de Gesso Acartonado:
É formado pelo parafusamento de uma ou mais chapas de gesso para Drywall (com 1.200 mm de largura) em estruturas de aço galvanizado. A estrutura é suspensa por meio de pendurais. O pendural de uso mais freqüente é composto por um tirante (que é fixado na laje superior) e um suporte nivelador. Há também pendurais compostos de perfis ou fitas metálicas. Forro de Lã Mineral: Este engloba os forros de lã de vidro e lã de rocha que aliam o desempenho térmico ao acústico. Seu uso é largamente difundido em ambientes industriais. Além do conforto ambiental que proporciona, estes materiais aumentam o desempenho dos equipamentos e reduzem os gastos com energia.
Forro Gyprex:
São forros removíveis compostos por uma placa de gesso, revestida a quente, com uma película rígida de PVC. A película é aplicada sobre a face aparente contornando as bordas laterais longitudinais até o início da face posterior da placa, dando acabamento e proteção. Ideais para ambientes que necessitam de praticidade na limpeza e manutenção.
Gesso Liso:
Desempenado ou sarrafeado, a execução desse acabamento em paredes e tetos traz agilidade e economia ao empreendimento. Rápido e de fácil aplicação em paredes e tetos, o gesso liso pode proporcionar ao construtor algumas vantagens, desde que bem planejado e executado.
2. Elementos de decoração
Existem diversos modelos de moldura, desde as tradicionais as mais cleans que estão em alta no momento.
Existem as molduras decoradas e as lisas. Existe as molduras que