revestimento eletrolítico
Disciplina de Processos Industriais – Galvanoplastia
Relatório
Alunos: _______________________________________ Grupo: ____ Turma_____
Acabamento: Banho ____________
Peça:
Referencial teórico:
O banho de cobre é um procedimento que consiste na deposição do metal (cobre) por meio de processos eletrolíticos e é utilizado para diversas finalidades para fins técnicos e decorativos, nesta prática realizada, o objetivo era decorativo.
A primeira etapa do procedimento é a ativação, que é feita pela imersão da peça em ácido, com a finalidade de proporcionar melhor aderência, uma vez que o contato com o ácido retira qualquer material que prejudique o banho, então é realizada a lavagem (por imersão em água) e posteriormente a neutralização que retira qualquer resíduo do ácido e é feita por imersão em uma base, então é realizada a lavagem novamente.
No banho de cobre alcalino há a deposição de uma camada que proporciona proteção a peça contra o ataque do cobre ácido, onde há a deposição de uma camada mais espessa, nivelando a peça.
Desenvolvimento:
Para a realização dos processos eletrolíticos, primeiramente se faz necessário o preparo da peça para receber o banho. Este preparo consiste em várias etapas, sendo a primeira o processo de decapagem que consiste no lixamento da peça, sempre com o cuidado de lixar para o mesmo sentido, com duas lixas (400 e 600) que tem superfícies diferentes (utiliza-se primeiro a mais grossa e depois a mais fina) e também com esponja de aço para que se tenha uma melhor superfície para o banho. A segunda etapa consiste no desengraxamento por meio de detergente e água deionizada, com objetivo de limpar a peça. Depois de limpa a peça deve ser colocada na graxeira para que a peça possa ficar pendurada nos equipamentos e para que esta não suje.
Após esta preparação se dá início os processos químicos, sendo primeiramente a ativação por meio de imersão da peça