Revestimento de Bambu
Informações Técnicas
O piso de bambu é um assoalho laminado, pois é composto de três lâminas maciças, prensadas. As tiras de bambu podem ser prensadas na horizontal, assim os nós ficam visíveis. Também podem ser prensadas na vertical. Apresentam visual muito parecido com alguns tipos de piso de madeira. E podem ser de alta densidade, quando a fundição das fibras se dá sob alta pressão – oferecendo maior resistência.
As réguas já vêm prontas e por isso a instalação é limpa e rápida: as peças são assentadas numa camada de cola e encaixadas pelo sistema macho-e-fêmea. (como pisos prontos de madeira). A única exigência é apenas um contra-piso nivelado e limpo.
Os grandes apelos do bambu são a sua resistência, que chega a ser maior do que a de alguns tipos de madeira, a praticidade na instalação e na limpeza (apenas um pano úmido e em seguida um pano seco em toda a superfície é suficiente), e o principal: a sustentabilidade da matéria-prima. O bambu não é uma madeira, mas sim um tipo de grama que alcança sua maturidade em apenas 4 anos e se regenera sem precisar de replantio, além da necessidade mínima de fertilização química
A única desvantagem ainda é o seu custo. Todos os pisos de bambu são importados da Ásia, principalmente da China, por isso variam entre 200 a 250 reais o metro quadrado instalado. Já os de alta densidade, custam de 260 a 300.
Instalação
O sucesso e beleza de um assoalho de bambu estão diretamente relacionados à instalação do produto. Por ser um produto extraído da natureza, o bambu apresenta variações de cores e características visuais entre as diversas réguas, fator que confere ao piso um visual único e especial.
Tipos de Instalação:
Como qualquer outro piso de madeira, o assoalho de Bambu poderá ser instalado pelos métodos de (1) colagem, (2) fixação com prego, (3) flutuante em manta.
Quando Instalar:
É aconselhada a execução da instalação após a conclusão de todas as outras etapas da obra, como reforma de paredes,