Revestimento cerâmi
REVESTIMENTOS CERÂMICOS
Tecnicamente a cerâmica é uma mistura de argilas e de outras matérias-primas inorgânicas, queimadas em altas temperaturas. Na prática, a cerâmica é mais que isso. Ela vem sendo produzida e utilizada há séculos, reunindo características de beleza, variedade de combinações e durabilidade.
A cerâmica é prática e possui infinitas possibilidades de jogos de cores, formatos e motivos, tendo uma variedade de especificações técnicas que permitem seu uso em quartos de dormir, passeios públicos, frigoríficos, saunas e indústrias, dentre muitos outros lugares.
Quando bem especificado, o bom produto cerâmico dura, no mínimo, o equivalente a sete repinturas, sendo antiinflamável e bonito, apresentando por isso a melhor relação custo-benefício para o consumidor. Isto o coloca na frente de seus concorrentes, como os carpetes, pisos de concreto, pedras e madeiras. Além disso, é muito fácil limpar um bom revestimento cerâmico. E esta é uma concepção moderna, onde a estética e a funcionalidade devem sempre caminhar juntas.
Como nasce o revestimento
Os principais componentes mineralógicos das argilas são a caulinita, ilita, ciorita e montmorilonita que juntas conferem trabalhabilidade e resistência mecânica, durante a produção. Somam-se a isso, quartzo, feldspato, filito e carbonatos que conferem outras características específicas ao revestimento cerâmico.
A conformação dos produtos cerâmicos pode ser feita por dois métodos principais:
a- por extrusão (tipo A) - revestimentos cujo corpo foi conformado no estado plástico em uma maromba, para a seguir ser cortado em placas.
b- por prensagem (tipo B) - revestimentos formados a partir de uma mistura finamente moída e conformados em prensas de alta capacidade de pressão.
No caso da biqueima, o biscoito (massa cerâmica) é queimado primeiramente. Em seguida, na segunda queima, ocorre a vitrificação dos esmaltes e