Planejamento e controle de produção
O trabalho a seguir apresenta a importância da apuração dos custos de materiais, o custeio dos materiais aos produtos, a apuração dos custos de conversão, e o rateio dos custos dos departamentos de apoio e produção, também será apresentado a montagem das Fichas de Gestão de Custos da Indústria Alimentícia Showdog Ltda, será citado sobre a importância de gerir uma empresa com base em Centro de Custos. 2. Desenvolvimento
Os custos de materiais são que a empresa realiza a fim de colocar seu produto a venda, podendo ser ele direto ou indiretamente ligado ao produto, apropriados a cada tipo de obra a ser custeado. É aquele que pode ser atribuído direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento e que trás um retorno para empresa que o fez, podendo ela só revender ou fabricar o produto.
Os custos diretos ou variáveis são os custos que podem ser quantificados e identificados aos produtos ou serviços, Segundo Lopes de Sá (1990, p. 108) o custeio variável é "o processo de apuração de custo que exclui os custos fixos”. Dessa forma, não necessitam de critérios de rateios para serem alocados aos produtos fabricados ou serviços prestados. Os custos diretos, na grande maioria das indústrias, compõem-se de materiais, mão-de-obra e outros produtos que normalmente não são visíveis nos materiais, conforme definido a seguir:
Materiais diretos: podem ser divididos em dois grupos, materiais primários e secundários, matérias-primas, materiais de embalagens, mão-de-obra, componentes e outros materiais necessários à produção, ao acabamento e à apresentação final do produto acabado. Exemplos:
Fábrica de Ferramentas agrícolas: os materiais diretos são, basicamente, a madeira, para produção do cabo, o aço, etc., utilizados em cada um dos produtos fabricados, que podem ser facões para corte de cana-de-açúcar, facão para mato, facas artesanais, etc.
Revenda de peças automobilísticas: os materiais diretos, onde eles não necessariamente