Revestimento argamassado completo
Preparo do substrato: consiste em adequar a base para o recebimento da argamassa fazendo a limpeza adequada da estrutura e da alvenaria (eliminando elementos que podem prejudicar a aderência da argamassa), eliminação das irregularidades superiores, remoção das incrustações, pontas metálicas e preenchimento de furos bem como aumentar a rugosidade para garantir boa aderência.
Revestimento argamassado: no caso de superfícies lisas, pouco absorventes ou com absorção heterogênea de água, aplica-se o chapisco que deve ser executado usando materiais e técnicas apropriadas, assim melhorando a aderência da camada do revestimento à base ou substrato, criando uma rugosidade adequada, a fim de facilitar o revestimento posterior. O chapisco é uma argamassa de cimento e areia média ou grossa sem peneirar no traço 1:3.
Na alvenaria aplica-se o chapisco bem distribuído e fechado (convencional), com colher de pedreiro ou mecanicamente (convencional, desempenado ou rolado), no mínimo 3 dias antes da aplicação do emboço.
Preparo dos substratos – Colocação dos tacos ou taliscas: pequenas peças de madeira ou ladrilhos cerâmicos que servem como referência para o acabamento. É fixado com a mesma argamassa que vai ser utilizada no emboço. Devem ser aprumados e nivelados cuidando com registros, interruptores, tomadas, caso necessário, fazer os devidos ajustes para obedecer o acabamento desejado.
Preparo dos substratos - Execução das mestras: depois de 2 dias da aplicação dos tacos, preenche-se o espaço entre as taliscas verticalmente com a mesma argamassa do emboço e estando a massa firme com o uso de uma desempenadeira, apruma-se as mestras que servirão de guia para a execução do revestimento.
Emassamento da parede: depois de 2 dias da aplicação