revendo o capitulo
Isso significa que não permanecemos indiferentes diante dos seres que constituem o nosso mundo familiar, pois constantemente atribuímos a eles valores bipolarizados: bom e mau, verdadeiro e falso, belo e feio, generoso e mesquinho, sublime e ridículo, e assim por diante.
2-Porque os animais irracionais vivem livremente entre eles, uns para com os outros em igualdade. Já o ser humano, que poderiam se ajudar mais, pois Deus lhes concede sabedoria e raciocínio lógico, prejudica sua própria espécie.
A moral autentica seria a moral que aceita, entende a importância das normas independente de quem as criou e a época em que foi criada .o caráter histórico e social influencia na importância e validade das normas .mas as normas que realmente fazem sentido não deixam ter valor e importância independente do momento histórico ou social em que estamos
3-O ato moral nos dá o direito de escolha. Com isso se dá a obrigaçao e a liberdade e outros entendimentos, por ter esse direito de escolha. Que consiste em deveres mantidos pela sociedade.
4-Muitas pessoas confundem liberdade com arbítrio (possibilidade de escolha) e por isso acham que não pode haver conciliação entre o dever moral e a liberdade. A liberdade é a condição de possibilidade de qualquer posicionamento moral, ela é a condição de possibilidade até do arbítrio, pois é porque sou livre que tenho a capacidade de fazer escolhas.
Em certas teorias éticas o dever está intimamente ligado com a liberdade no sentido de contribuir para a sua efetivação. Como por exemplo quando Kant diz que se "deve" tratar o ser humano sempre como fim em si e nunca como meio para outras finalidades. Portanto,