historia da educação
A Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, escolhida para desenvolver o projeto, é uma escola identificada com o processo de construção de uma sociedade mais justa. É um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Mostra ser uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos. O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de desenvolvimento. De forma lúdica, a literatura faz com que a criança, seja capaz de desenvolver a imaginação, de se apropriar e recriar histórias e de transpor a literatura para a realidade, logo transforma mentes passivas em mentes construtoras de mudança..
Além de transformar a sociedade, forma a consciência de mundo das crianças e jovens, cabe a escola a função de estimular a prática da leitura, e isso deve ocorrer antes mesmo da criança saber ler. A escola deve ser um espaço libertário e orientador, garantindo a prática do hábito de ler. O professor precisa sempre se atualizar, ter acesso as transformações, conhecer os valores tradicionais e se atualizar com os valores novos.
“O discurso da impossibilidade de mudar o mundo é o discurso de quem por diferentes razões, aceitação a acomodação inclusive por lucrar com ela. A acomodação é expressão da desistência da luta pela mudança”.
Enfim, o profissional da educação que não desempenhar sua função de forma a atender plenamente os princípios fundamentais da educação, o fará por ignorância ou por comodismo, muito mais pela aceitação dos problemas considerando-os difíceis de enfrentar, do que pela