Reusabilidade de Software
A grande procura por sistemas cada vez mais informatizados tem gerando cada vez mais esforços à procura por técnicas que garantam mais eficiência e eficácia na engenharia de software. Um ferramenta que já é bastante conhecido, mas não tanto aproveitada é a reusabilidade de software, que visa o reuso não só de códigos, mas de soluções para desvendas problemas atuais, baseado em problemas anteriormente resolvidos.
O objetivo dessa técnica é documentar soluções implementadas em problemas de sistemas rotineiros, criando uma base de conhecimento, para que possam ser aplicadas em dificuldades futuras parecidas. Com isto, promovendo algumas vantagens como aumento de produtividade, amplificação de qualidade e redução de custos.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar as vantagens que o sistema de reusabilidade de produtos na engenharia de software tem a oferecer, apresentando propostas para a melhoria do desenvolvimento, fomentando também a pesquisa por soluções já utilizadas e implementando as mesmas em problemas atuais e futuros. Tudo isso visando a melhoria no processo de engenharia de software de empresas, garantindo um produto final aos clientes, com maior qualidade e livre de riscos e erros, aumentando a satisfação de ambas as partes.
O artigo também tem por objetivo apresentar algumas dificuldades atuais que possam frear o desenvolvimento da técnica do reuso e como contorna-las com soluções simples e eficazes.
Justificativa
O motivo principal que resultou na escolha desse tema, foi a descoberta da grande flexibilidade que uma ideia de solução que alguém teve no passado, pode ser reaproveitada pela mesma pessoa, ou por outras, perante um problema recorrente atualmente ou futuramente. Utilizando partes de programas já feitos, ou até mesmo o todo o código na construção de um novo, a equipe garante a entrega em tempo, e ainda aprimora a qualidade do software, garantindo