Reuniao JAD
Referência Bibliográfica
WOOD, Jane, SILVER, Denise, JAD – Joint Application Development John Wiley & Sons, Inc., 1995.
Santucci, Fernando – Set-2005 - e-dablio.com – Apresentação JAD
1. JAD - Informações gerais sobre o conceito e sua aplicação.
Conceito
Tradicionalmente, JAD tem sido um método utilizado por profissionais de processamento de dados e usuários para definição de requisitos de sistemas. Por isto o nome JAD – Joint Application Design (ou Development).
Atualmente, o JAD tem sido um método utilizado por todos que desejam trabalhar em projetos, sejam da área de informática ou não, ou que queiram tomar decisões que afetem múltiplas áreas da organização. Buscando tratar os usuários-chaves como co-autores do trabalho transformando-os em clientes integrados ao projeto.
Quem deve participar do levantamento?
Faz parte do planejamento do levantamento, a alocação das pessoas para as reuniões. Essa alocação deve convocar um número ideal de usuários que conheçam os detalhes do processo. Também devem ser convocados aqueles usuários que tenham poder de decisão. Utilizar o formulário de Controle de Participação com o apoio dos gerentes das áreas para efetiva identificação dos usuários-chave.
Da parte dos analistas, esses devem estar em número suficiente para obter as informações necessárias para o levantamento (no mínimo dois).
Nota: “Convoque apenas as pessoas certas. Muita gente não significa Eficiência.”
2. Reuniões
2.1 Segredos de uma Reunião
Todos sabem para que estão ali;
Há uma agenda objetiva; As pessoas certas estão presentes; As pessoas presentes não têm compromissos paralelos; As pessoas presentes estão envolvidas com os assuntos objeto da reunião; Há um responsável pela condução da reunião (líder); Há horário preestabelecido para início e término; As sessões da reunião são de 90 a 120 minutos; Há intervalos para café de 5 a 15 minutos; Os