TCCI
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS III
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA.
Campinas
2010
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS III
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA.
Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade Anhanguera de Campinas III, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação do prof. Alessandre Oliveira Ferreira.
Campinas
2010
RESUMO
Micro e pequenas empresas representam 98% do total existente no Brasil, segundo dados do SEBRAE-SP. Dessas empresas, apenas 36% completa cinco anos de atividade, devido principalmente a falta de planejamento e gestão deficiente dos negócios. Em uma comparação do SEBRAE-SP entre empresas encerradas e em atividade, temos como fator mais importante: um bom planejamento antes da abertura, para empresas encerradas e uma boa gestão do negócio após a abertura, para empresas em atividade, demonstrando assim que o fator de maior influência para a sobrevivência das empresas é o controle e acompanhamento da situação econômica, patrimonial e financeira. A contabilidade é a mais consistente ferramenta para tais análises, possibilitando a tomada de decisão com segurança em qualquer organização.
Palavras-chaves: Micro e pequenas empresas; contabilidade; gestão.
Sumário
1.TEMA 4
2.PROBLEMA 4
3.OBJETIVOS 4
3.1 OBJETIVO GERAL 4
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
4.JUSTIFICATIVA 5
5.REVISÃO DA LITERATURA 5
6.BIBLIOGRAFIA 7
1. TEMA
A contabilidade como ferramenta de gestão da micro e pequena empresa traduz a necessidade das informações contábeis para administrar os resultados apresentados por meio das demonstrações e possibilitar um planejamento cada vez mais estratégico.
2. PROBLEMA
Por meio dos dados estatísticos onde 27%