Retórica
A retórica tem uma ampla finalidade. Usamo-la no dia-a-dia, nos discursos políticos, jurídicos e religiosos. É utilizada pelos meios de comunicação social, no discurso publicitário e na formação e controlo da opinião pública.
Opinião Pública
O termo Opinião Pública designa a convicção, ou o juízo colectivo a respeito de um determinado assunto. É o conjunto de representações da realidade partilhadas por uma dada colectividade.
Fatores que influenciam a constituição da Opinião Pública
Fatores Individuais: Como os seres humanos têm uma tendência gregária (pertencer a um grupo) e gostam de partilhar crenças, opiniões e valores, tendem a aceitar o que lhes facilitar a sua integração social.
Fatores Sociais: Existe em cada grupo ou classe social um conjunto de estereótipos e preconceitos que se traduzem em atitudes e comportamentos considerados normais entre os membros desse grupo e que constituem pontes de comunicação entre os vários elementos.
Emoçoes Coletivas: O nível de capacidade crítica e de discernimento racional diminui quando as pessoas estão em grupo porque as mensagens emotivas comunicam-se com mais facilidade e eficácia. Isto acaba por criar uma empatia que permite a difusão de ideias simples, não analisadas pelo auditório, o que facilita o controlo e a manipulação da multidão.
Líderes de Opinião: Elementos que pela sua autoridade, prestígio ou carisma influenciam a constituição de representações colectivas e orientam os comportamentos das pessoas.
Meios de Comunicação Social: É conhecida a força que os meios de comunicação social exercem através dos seus artigos de opinião, filmes, documentários e programas dos mais diversos tipos na manipulação, para o bem e para o mal, as emoções do auditório. O poder político também tem tendência para controlar os meios de comunicação social, dado o impacto que as mensagens transmitidas por esses meios têm.
O Discurso Publicitário
Na sociedade contemporânea, a retórica é