Retrato do verdadeiro Brasil republicano
CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de
Janeiro da belle époque. Campinas, SP: Editora da Unicamp,2008, 2ª reimpressão da 2ª ed., 2001.
Retrato do verdadeiro Brasil republicano
Professor da Unicamp desde 1985, Sidney Challoub lança como seu primeiro livro, em 1986, “Trabalho, Lar e Botequim”, este que é sua dissertação de mestrado defendida no ano de 1984. Trabalho que procurar entender como viviam os trabalhadores da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal do Brasil na republica velha.
O autor utiliza como fonte para o seu trabalho 140 manuscritos de processos criminais, entre os anos de 1898 – 1911, bem como impressos oficiais, jornais da época, como o Jornal do Comercio e o Correio da Manha, este ultimo que se mostra bem tendencioso aos trabalhadores além de sensacionalista, anais da câmara dos deputados, o código penal de 1890, entre outras. O Livro foi dividido em três grandes capítulos, sendo que estes foram subdividos em tópicos, alem de possuir uma introdução e um epilogo; sendo o livro já possuir uma segunda edição, onde o próprio autor comenta estar mais completa, pois possuir fotos e outros detalhes que passaram sem serem apresentados na primeira.
A utilização como fonte de jornais e processos criminais demonstra muito bem como a sociedade agia, o que era certo e errado, assim como o que incomodava nessa distinção bipolar, e como ela era vista, em certa circunstância, pois certos jornais chegavam a pressionar seus redatores por historias novas e emocionantes, estes chegando inclusive a inventarem algumas; esses dois pontos são essenciais para o entendimento do cotidiano da classe menos favorecida da época.
Na introdução o autor aborda como os processos criminais podem dizer muito da sociedade da época, com a historia de Zé Galego, Paschoal e Julia, um triangulo amoroso que termina em morte, fato comum no período estudado. Processos em que