Retilineidade
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA: Retitude
ANDERSON CEZAR
Chapecó, 28 de maio de 2013
ANDERSON
CEZAR
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA: Retitude
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia Manutenção Industrial como requisito parcial para aprovação.
Professor: Giovani
Chapecó, 28 de maio de 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA 5
2.1 RETITUDE 5
2.1.1Tipo de característica tolerada: Forma. 5
2.1.2 Simbologia, interpretação e exemplos. 6
5 CONCLUSÃO 8
6 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
No setor industrial da metalmecânica, é fundamental oferecer produtos com qualidade para permanecer no mercado. Na necessidade de produção em escala, garantir 100% das medidas das peças a serem produzidas é possível quando utilizado a tolerâncias geométricas para garantir maior precisão das mesmas e evitando desperdícios e elevados custos de retrabalho.
O presente trabalho acadêmico trata sobre tolerância geométrica com ênfase na característica de forma e retitude. Nele, representados exemplos, explicações, visando entender de forma concreta o seu conceito.
Tem por objetivo, mostrar a importância do uso da tolerância geométrica na construção de peças para que as mesmas possam ser montadas e funcionem na forma esperada.
2 TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
Conforme especificada na NBR 6904:1997, A zona de tolerância é um espaço limitado por uma ou várias linhas ou superfícies geometricamente perfeitas e caracterizado por uma dimensão linear chamada tolerância, Os requisitos de tolerância geométrica são indicados em um quadro retangular dividido em dois ou mais compartimentos dependendo da quantidade de informações que se queira representar os compartimentos podem