Retificadores
Na ultima aula, foi estudado o diodo Zener, também conhecido como diodo regulador de tensão, diodo de tensão constante, diodo de ruptura ou diodo de condução reversa. É um componente eletrônico semelhante a um diodo comum e foi especialmente projetado para trabalhar sob o regime de condução inversa. Este diodo é conhecido como regulador de tensão, pois, uma vez polarizado, o valor máximo de sua saída é o valor da tensão necessário para sua polarização, podendo assim regular uma tensão máxima. Este valor de polarização pode variar de acordo com o diodo utilizado.
Símbolo do diodo zener
Como o diodo zener trabalha de maneira inversamente polarizada, deve ser aplicada uma tensão, igual ou maior que sua tensão de polarização (lembrando que o valor máximo da tensão de saída é o valor da sua tensão de polarização). No mesmo, o terminal Cátodo é representado por uma pequena “faixa preta”, como representado na imagem abaixo:
Foto de um diodo zener
Experimento em sala de aula
A primeira etapa do experimento em sala de aula foi medir a resistência do diodo zener de maneira diretamente polarizada e inversamente polarizada. Medido de maneira diretamente polarizada, ou seja, com o positivo do multímetro no negativo do diodo (Cátodo) e o negativo do multímetro no positivo diodo (Anodo), obteve-se uma alta resistência, porem, ligando de maneira inversamente polarizada (positivo do multímetro no positivo do diodo, e o negativo do mesmo no negativo do multímetro) obteve-se uma resistência tão grande, que não pode ser medida. Em multímetros analógicos essa resistência seria medida como tendendo a infinito, e nos multímetro digitais, ela aparece com o valor de1.
Antes de montar um circuito, usou-se uma função do multímetro para testar o diodo e ver se ele estava conduzindo energia em apenas um dos lados, caso não estivesse, deveria ser jogado fora e substituído, pois o diodo deve conduzir energia apenar diretamente polarizado para