trabalho de marketing
Produto: Clipe da empresa Clipes Arte
Para Kotler e Armstrong (2007) produto é “algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade“.
Todo clipe é uma pequena peça de metal ou plástico, comumente utilizado para agrupar ou anexar papéis.
Os clipes da Clipes Arte são feitos a partir de arame de aço galvanizado, que vem em uma variedade de diâmetros, sendo assim de alta qualidade, pois o aço é forte o suficiente para manter a forma e flexível o suficiente para dobrar e abrir, seu material não é corrosivo e deixa uma superfícies lisa nas pontas.
Desde 1930, a maneira de fabricar os clipes não mudou muito. O aço galvanizado vem na forma de bobinas de grandes dimensões, e em primeiro lugar, um trabalhador alimenta a máquina de clipe de papel a partir da extremidade do fio da bobina. A máquina corta o fio e depois passa-o através de três rodas ásperas para dobrá-lo três vezes na forma de clipe Gem. A primeira roda gira o clipe para fazer a primeira curva de 180 graus, em seguida, a segunda roda faz a segunda curva de mais 180 graus, e a terceira roda faz a curva final, novamente, a 180 graus. Isso acontece rapidamente, e a máquina faz centenas de clipes a cada minuto. Um trabalhador pode supervisionar dezenas de máquinas, cada uma delas fazendo centenas de clipes a cada minuto, ou milhares a cada hora. Os grampos não têm de ser rigorosamente inspecionados para qualidade, devido ao produto ser barato, e as máquinas muito eficazes em fazer as três curvas e cortar o fio de forma limpa e sem rebarbas. Claro, já que o projeto não mudou em tanto tempo, não há necessidade de mão de obra criativa também. Ao todo, fazer clipes de papel é um processo muito simples e eficiente, para um produto simples e eficiente.
As embalagens são recicláveis feitas com rolo de papel higiênico, tinta e pincel. Veja com é feito o processo das embalagens: