Retificadores
Retificadores Monofásicos
Nomes: Gustavo Bueno Moura
nº 11
Ivan Ricardo Rodrigues nº 13 Turma Auto 1T
DATA: 09/10/11
Retificadores Monofásicos
Objetivo: Verificar na prática o comportamento dos retificadores monofásicos de meia onda, onda completa em ponte e onda completa em center-tape. Introdução Teórica Para falarmos de retificadores, é necessário conhecer um pouco sobre o responsável por esses circuitos, estou falando do diodo. O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro, ou seja, quando polarizado diretamente ele conduz, e quando reversamente ele bloqueia a corrente. Quando diretamente polarizado o diodo terá uma queda de tensão de que pode variar de 0,5 a 0,9 V ( no diodo de silício)
E quando polarizado reversamente a queda de tensão no diodo será a mesma do gerador.
Obs.: repare que há uma pequena tensão na carga. Isso ocorre devido a uma fuga de corrente que existe no diodo, mas normalmente essa corrente é desprezível, então ela é ignorada. Quando colocado na tensão alternada, o diodo tem a capacidade de retificar o circuito, ou seja, deixar a tensão “contínua”. Porém por ele conduzir apenas em metade de um ciclo de tensão alternada, a sua eficiência é muito baixa. Com isso foram criadas varias maneiras de se utilizar os diodos para a retificação de um circuito. Nesse ensaio utilizamos o retificador de meia onda, onda completa e onda completa em center tape. Iremos compreendê-los mais com a descrição de suas características que foram comprovadas no procedimento prático.
Procedimentos: Em sala de aula tivemos que calcular a queda de tensões e representá-las com um gráfico no plano cartesiano. O circuito era o meia onda :
Representamos os transformadores com as fontes de tensão alternada, e com seus valores eficazes de tensão. Para descobrirmos qual seria a tensão média na carga,