Retifica
Aluno: Wellton Brandão Ribeiro Santos Turma: Mecânica 4NC
Disciplina: Retifica
Professor:
Data de entrega do trabalho: 28 de agosto de 2014
1- A retificação é um dos processos de usinagem (acabamento) mais utilizado na fabricação de peças pela indústria metal-mecânica, apesar de o mesmo ser um dos processos de fabricação menos dominado tecnologicamente, sendo conhecido como um dos mais complexos processos de usinagem, devido ao grande número de variáveis envolvidas. É o processo pelo qual se remove material, estabelecendo-se contato entre a peça e uma ferramenta abrasiva girando a alta velocidade. Muitas das peças usinadas têm a retificação como última operação de uma ou várias de suas superfícies. Suas principais características são: possibilidade de obtenção de tolerâncias apertadas (tolerância dimensional entre IT4 e IT6 e tolerância geométrica compatível) e de baixas rugosidades (Ra de 0,2 a 1,6μm); baixa capacidade de remoção de cavaco. Assim, em geral é um processo de acabamento.
A ferramenta de retificação é denominada rebolo. O rebolo é um corpo, em geral cilíndrico, formado pelo material aglomerante, cuja função é reunir os inúmeros e pequenos grãos abrasivos, que vão entrar em contato com a peça e realizar a usinagem. Assim, cada grão abrasivo retira uma quantidade minúscula de material da peça (por isso o processo é chamado de abrasivo), o que confere à retificação a possibilidade de obtenção de tolerâncias bastante apertadas.
Os virabrequins de motor a explosão, por exemplo, depois de confeccionados, têm suas medidas de acabamento terminadas numa retificadora. Outro exemplo seriam os corpos como barramentos e prismas de precisão das próprias máquinas operatrizes, que são acabados em suas medidas finais por retíficas planas e cilíndricas.
2- a - A liga ou aglomerante é o componente do rebolo que mantém os grãos abrasivos unidos. O