argila expandida
Marcos Roepke,Emerson, Guilherme,Renan, Rafael Moraes, Daniela,
Pamela, Marcos Haiden, Ruan,Fernando Schimitd.Marcon ( ENC 71)
Prof. Vanderlei Machado
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Engenharia civil
26/06/14
RESUMO
Falaremos sobre diversos tipos de argilas encontradas mas daremos ênfase na aplicação da argila expandida devido seu alto rendimento em obras com concreto. Tornando alguns projetos mais leves e mais baratos.
Palavras-chave: Argila, Geologia, Mecânica dos solos
Argila natural
É uma argila que foi extraída e limpa, e que pode ser utilizada em seu estado natural, sem a necessidade de adicionar outras substâncias.
Argila refratária
Argila que adquire este nome em função de sua qualidade de resistência ao calor. Suas características físicas variam, umas são muito plásticas finas, outras não. Apresentam geralmente alguma proporção de ferro e se encontram associadas com os depósitos de carvão. São utilizadas nas massas cerâmicas dando maior plasticidade e resistência em altas temperaturas, bastante utilizadas na produção de placas refratárias que atuam como isolante e revestimentos para fornos
Argila da china
Argila primária, utilizada na fabricação de massas para porcelanas. É de coloração branca e funde a 1800°C - pouco plástica, deve ser moldada em moldes ou formas pois com a mão é impossível.
Argilas de bolas
São argilas secundárias muito plásticas, de cor azulada ou negra, apresenta alto grau de contração tanto na secagem quanto na queima. Sua grande plasticidade impede que seja trabalhada sozinha, fica pegajosa com a água. É adicionada em massas cerâmicas para proporcionar maior plasticidade e tenacidade à massa. Vitrifica aos 1300°C.
Argilas para grês
Argila de grão fino, plástica, sedimentária e refratária - que suporta altas temperaturas. Vitrificam entre 1250 - 1300°C. Nelas o feldspato atua como material fundente. Após a queima sua coloração é