Reta caracteristica
1 RETA CARACTERÍSTICA
A reta característica permite que se relacione o comportamento de um título (ou uma carteira de títulos) com a carteira de mercado, ou seja, procura mostrar como as ações se movem diante de alteraçoes observadas no mercado como um todo.
Na prática, entre os valores mobiliários e o mercado, é constatável uma forte correlação entre eles, no entanto, observa-se que as intensidades variam. Isso quer dizer que se o mercado apresentar uma valorização, as açoes também crecrescem, náo necessariamente com a mesma força. Através dessa verificaçao prática, é possível prever os resultados proporcionados por uma ação dado o desempenho esperado do mercado.
A relação entre os retornos de um título e os retornos da carteira de mercado pode ser feita por meio de dados históricos, afirmando que os retornos verificados no passado sejam previsivelmente repetidos no futuro, ou mediante certas estimativas de valores futuros esperados.
A reta característica é formada pelos retornos dos ativos e da carteira de mercado e plotado em um gráfico. Ela é calculada através da regressão linear, nela também são identificadas duas importantes medidas financeiras: o coeficiente beta (β) (parâmetro angular) e o coeficiente alfa (α) (parâmetro linear) da reta de regressão.
Para Assaf Neto (2012, p. 266) a equa;áo da reta característica, a partir da equação reta (Y = a + bx), é expressa da forma seguinte:
Onde: = retorno proporcionado pela ação da Cia. J em cada ano do horizonte de tempo estudado; = taxa de juros de títulos livres de risco (risk free); = retorno da carteira de mercado; = respectivamente, retorno adicional da ação da Cia. J e do mercado em relação ao retorno dos títulos sem risco (prêmio pelo risco); β = coeficiente beta. Parâmetro angular da reta de regressão que identifica o risco sitemático do ativo em relação ao mercado; α = coeficiente alfa. Parâmetro linear da reta de regressão. Exemplo:
Considerando-se a seguinte