Resíduos sólidos
Resíduos Industriais
Renata Ávila Cruz Rocha, Wilton Russi, Leonardo Xavier, Luis Nathan L. Giraldes, Wilson Muniz
RESUMO
O presente documento tem por objetivo apresentar um resumo sobre a questão da geração de resíduos industriais em nosso país, além de avaliar impactos ambientais , realizando o estudo em uma sequência lógica para entender o caminho destes resíduos, desde a sua formação, passando pelo tratamento e chegando até a sua disposição final.
O foco maior do nosso trabalho é ilustrar a situação citada, tendo com base a indústria de energia nuclear, que produz uma enorme quantidade de resíduos com alta periculosidade.
PALAVRAS-CHAVE
Resíduos industriais; Formas de tratamento; destinação dos resíduos; legislação; radiações ionizantes; rejeitos radioativos.
Todos os autores são alunos do curso de MBA em QSMS (Gestão em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Trabalho) do Instituto de desenvolvimento Humano e Gestão Empresarial – FUNCEFET.
1.0 - INTRODUÇÃO:
O que é resíduo ?
Podemos dizer que resíduo é tudo o que sobra de um processo produtivo, e que não tem valor comercial para o produtor. É importante que os resíduos sejam destinados corretamente para que desta forma não haja riscos para o meio ambiente.
Existem inúmeros tipos de resíduos , tais como: • resíduo doméstico: produzido pelas pessoas em suas residências, é constituído de restos de alimentos, embalagens, papéis, plásticos entre outros; • resíduo comercial: gerado pelo setor terciário (comércio em geral), é composto especialmente papéis/papelões e plásticos; • resíduo das áreas de saúde: proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias, é composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos etc; • limpeza pública: o resíduo das ruas, formado por folhas em geral, galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e