Resíduos Orgânicos - Metodologia Científica
Andressa
Aveline
Guilherme
Kayo Gonçalves dos Santos
Tânia
TÍTULO: Avaliação do uso de cinza da palha da soja como agregado ao concreto.
INTRODUÇÃO Segundo Ângulo, Zordan e John (2001) a construção civil vem se fortalecendo na área de sustentabilidade, seja tanto na busca de amenizar os impactos causados pelo setor quanto na redução dos seus custos. Para isso é necessária uma mudança na exploração dos recursos, na direção dos investimentos, na referência do desenvolvimento tecnológico e nas alterações institucionais, todos na busca harmônica de atender as necessidades humanas presentes e futuras.
Embora a questão ambiental no Brasil recebe bastante atenção, visando sempre a preservação da natureza, dos animais e da qualidade atmosférica, recentemente o governo federal criou um grupo de trabalho interministral com a finalidade de elaborar um programa brasileiro de reciclagem que assegure critérios que admitam crescer e valorizar a utilização, como de matérias-primas, de resíduos industriais, minerais e agropecuários (ÂNGULO, ZORDAN e JOHN, apud: (MCT, 1999.) A reciclagem na construção civil, quando benéfica, reduz o consumo de recursos naturais não renováveis, gera um menor gasto de energia durante o processo de produção e também diminui a poluição. Mas assim como qualquer atividade humana, conforme a tecnologia empregada, e a aplicação do material reciclado, o procedimento de reciclagem pode acarretar em um impacto maior do que o próprio material causaria se fosse depositado no meio ambiente. Por isso todo o processo de reciclagem precisa ser bem pensado.
A quantidade de energia necessária para a reciclagem, por exemplo, representa um dos impactos causados ao meio ambiente, pois é possível que determinado resíduo ao ser reciclado, de acordo com o processo de reciclagem em questão gaste muita energia inviabilizando o processo. Além disso, em muitos casos, ainda é necessária a extração de matérias-primas para modificar o resíduo de