Resíduos industriais
Resumo
Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos em termos tanto de composição como de volume, variam em funções das práticas de consumo e dos métodos de produção. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio-ambiente (solo, água, ar e paisagens). Os resíduos perigosos, produzidos sobre tudo pela indústria são particularmente preocupantes, pois, quando incorretamente gerenciados, tornam-se uma grave ameaça ao meio-ambiente.
Introdução
A compreensão da problemática do lixo e a busca de sua resolução pressupõem mais do que a adoção de tecnologias. Uma ação na origem do problema exige reflexão não sobre o lixo em si, no aspecto material, mas quanto ao seu significado simbólico, seu papel e sua contextualização cultural. As mudanças ainda são lentas na diminuição do potencial poluidor do parque industrial brasileiro, principalmente no tocante as indústrias mais antigas, que continuam contribuindo com a maior parcela da carga poluidora gerada e elevado risco de acidentes ambientais, sendo portanto, necessários altos investimentos de controle ambiental e custos de despoluição para controlar a emissão de poluentes, o lançamento de efluentes e do depósito irregular de resíduos perigosos.
Resíduos
A década de 70 foi a década da água, a de 80 foi a década do ar e a de 90 de resíduos sólidos. Segundo Leripio (2004), somos a sociedade do lixo, cercados totalmente por ele, mas só recentemente acordamos para este triste aspecto de nossa realidade. Ele diz ainda que, nos últimos vinte anos, a população mundial cresceu manos que o volume de lixo por ela produzido. Enquanto de 1970 a 1990 a população do planeta aumentou 18%, a quantidade de lixo sobre a terra passou a ser 25% maior. Nos Estados Unidos, o grande volume de lixo gerado pela sociedade está fundamentado no famoso