RESÍDUOS ESPECIAIS ENSEJAM DESCARTE ESPECIAL
FUPAC – NOVA LIMA E INSTITUTO AMM
DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL II – 8° período
PROFESSORA LICIANE TRAVERSO GONÇALVES
ACADÊMICOS: HUGO LEONARDO L. PINTO
JULIO CÉSAR MARÇAL
KEREN GUILHERME NEVES LAUAR
ROTEIRO PARA TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE
(DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL)
RESÍDUOS ESPECIAIS ENSEJAM DESCARTE ESPECIAL
NOVA LIMA
2014
1. INTRODUÇÃO
Nesse novo tempo que surge, a sustentabilidade deixou de ser obrigação apenas do poder público e das empresas, e passou a ser obrigação de todo cidadão que quer viver e deixar um meio ambiente saudável para as futuras gerações.
A sociedade como um todo, tem grande parcela na degradação do meio ambiente, o consumo nas últimas décadas tem sido estrondoso, como resultado se vê o descarte doméstico muitas vezes sem destinação adequada.
É de se ressaltar que o lixo produzido pela população não é mais inofensivo como a duas décadas atrás. Com o advento da tecnologia, o lixo doméstico não se resume mais a embalagens plásticas e restos de alimentos, pelo contrário, o que se tem percebido é grande descarte de produtos eletrônicos, como celulares, peças de computadores etc.
O descarte de produtos eletrônicos em locais inapropriados é um grande problema de saúde pública, pois polui o solo e os lençóis freáticos, o que acaba voltando para a população em forma de doenças e desequilíbrio ambiental.
O planeta terra clama por socorro e uma das formas de socorrê-lo é através da coleta seletiva de lixo, que visa separar os diferentes materiais com intuito de reciclagem.
A destinação correta do lixo doméstico comum deve ser feita pelas empresas que coletam o lixo de cada cidade, o certo seria uma parceria com a população, para que essa separe seus resíduos em casa, para que o serviço de coleta só pegue e destinem aos locais de reciclagem, assim como nos países de primeiro mundo.
Certos tipos de lixo