Resíduos Agrícolas
Hava Tallana Nunes Mendes – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental havanunes@hotmail.com
Janine M. Alves Vasconcelos – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental janinemav@hotmail.com
Jhennyffer Gonçalves Soares – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental jhennymoc@hotmail.com
Juciana Pereira Melo – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental ju_milena.melo@hotmail.com
Priscila Ribeiro Nobre – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental priscilar.nobre@hotmail.com
Tayanne Rafaela Santos Braga – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental tayanner@hotmail.com
RESUMO - Os resíduos agrícolas são resíduos gerados direta ou indiretamente em processos produtivos da atividade agrícola. A destinação incorreta destes resíduos pode afetar a saúde das pessoas e ao meio ambiente. Todos os resíduos que são gerados nas atividades agrícolas devem ter uma destinação adequada, sendo o responsável pela sua destinação o próprio produtor. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo estudar os problemas causados que os defensivos agrícolas causam no solo, tais como: a inseticida, herbicida, pesticida e fungicida.
Palavras-chave: resíduos, inseticida, herbicida, fungicida
1 INTRODUÇÃO
Os defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos, também conhecidos como agrotóxicos, e os produtores utilizam em suas lavouras no combate de pragas que atacam as suas plantações e utilizam também para aumentar a sua produtividade. “Também são considerados defensivos agrícolas os reguladores de crescimento, que aceleram o amadurecimento e floração de plantas.” (SHIESARI,L; p.2; 200_)
O uso inadequado destes defensivos pode ocasionar em danos direta e indiretamente para á saúde das pessoas e para o meio ambiente em geral.
Os defensivos agrícolas são produtos tóxicos, e pode ser evitado para não causar danos para o homem e para o meio ambiente, neste caso é