resuuumooou
1735 palavras
7 páginas
Ácidos NucleicosGENE: Corresponde a um fragmento da molécula de DNA, responsável pela hereditariedade. Cada gene especificará um polipeptídio diferente que age influenciando nas características do organismo. O gene define a sequência de aminoácidos em nosso corpo. Os ácidos nucleicos são formados por monômeros chamados nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por 3 partes:
Um grupo fostato, uma pentose (ribose no RNA e desoxirribose no DNA) e uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina e uracila)
Obs: os ácidos nucleicos se ligam dessa forma: o fosfato de um nucleotídeo se liga a pentose de outro nucleotídeo
TIPOS DE ÁCIDOS:
*DNA – Formada por cadeia dupla. A pentose é uma desoxirribose. Base nitrogenada: Adenina, quitina, citosina e TIMINA. (se ligam por pontes de hidrogênio)
*RNA- Formado por fita única. A pentose é uma ribose. Base nitrogenada: Adenina, quitina, citosina e URACINA.
Quando dois filamentos tiverem que se unir, farão pelas bases nitrogenadas correspondentes através de pontes de hidrogênio da seguinte forma:
A-T ou U // C-G
Quando tem T é dna e quando tem U é RnaAT e AU – Duas pontes de hidrogênio C-G –Três pontes de hidrogênio
Podemos representar o DNA e o RNA pela base hidrogenada (letras) diferenciando um pelo outro pois o DNA tem T e o RNA tem U.
REPRESENTAÇÃO DA PENTOSE:
A desoxirribose (C5 H10 O4) é a pentose do DNA e a Ribose é a pentose do RNA (C5 H10 O5).
Obs: Na ligação de fosfodiester que une os nucleotídeos, o fosfato se liga ao carbono 3 de uma pentose e ao carbono 5 de outra pentose.
DUPLICAÇÃO DO DNA: CONCEITOS:
A molécula de DNA tem a capacidade de produzir outra molécula idêntica a original. Uma vez que uma célula se divide, as informações do DNA devem ser passadas para as novas células filhas para que as células novas recebam o mesmo tipo de informação que tinha na célula-mãe. A duplicação do DNA é dita SEMI CONSERVATIVA pois conserva um filamento da molécula