Resumão Serviço Social no Estados Unidos e na Europa inicio
ESTADOS UNIDOS
O Estados Unidos saiu como vencedor da I Guerra Mundial e dominou o cenario capitalista.
Na epoca consideravam as questões sociais ( problemas sociais ) de forma reducionista atribuindo ao individuo a responsabilidade de seu estado atual ( o individuo possuia uma conduta desviante e carater anormal por isso estaria em determinada situação)
A abordagem do Serviço Social se deu de forma individualista utilizando como fonte cientifica a Psicologia, a Psicanalise, a Medicina e também o Direito.
O nome de grande importancia que podemos citar no contexto do Serviço Social norte -americano é o de Mary Richmond, ela criou a primeira escola de Serviço Social em 1897 em New York . Em 1950 escreveu um livro que impulsionou a profissionalização do Serviço Social.Richmond utilização o Diagnostico Social e o Caso Social para realizar estudos referentes a situação do individuo analisando-o de uma forma mais ampla.
EUROPA
Na Europa a formação do Serviço Social venho como uma abordagem de grupo focalizando no coletivo ( os individuos em seu contexto social).
Teve como base as ciencias sociais como a Sociologia ( no sec XIX, era conservadora tendo como principais nomes Emily Durkheim, Frederic Le Play e Augusto Comte - teorias dominadoras e organizacionais), a Economia e depois a Pesquisa Social.
O Serviço Social tinha era realizado pela Igreja Catolica que recebia o apoio do Estado e da Burguesia onde todos tinham o interesse de manter o proletariado ( trabalhadores , operarios) sobre controle afim de manter o sistema capitalista e a classe social.
Os assistentes procuravam os operarios nas fabricas e associações afim de realizarem as demandas de serviço publico porém não eram aceitos pela maioria , só ocorria o interesse da utilização dos serviços pelos operarios em estado critico de miseria como a fome, o desemprego , a falta de moradia entre outros