Resumão Historia
A VIAGEM DE CABRAL AO BRASIL
Em 9 de março de 1500, uma esquadra formada por três caravelas e dez naus comandadas pelo militar Pedro Álvares Cabral, deixou Portugal para ir a Calicute, na Índia, buscar especiarias. Antes disso deveriam navegar a sudoeste e aproximar-se do litoral das terras americanas. Na esquadra vinha Pero Vaz de Caminha, escrivão oficial do reino, com a incumbência de escrever ao rei contanto sobre a terra.
Como era freqüente nas viagens oceânicas, uma das embarcações naufragou nas proximidades de Cabo Verde. Em 22 de abril de 1500 os portugueses chegam a Pindorama, como os índios chamavam a sua terra. O local de parada das embarcações portuguesas foi a Baía Cabrália, no litoral do atual estado da Bahia.
Os portugueses permaneceram por dez dias e estabeleceram contato com os índios e fizeram um levantamento econômico da terra. Contatos amistosos com os índios que nos faz pensar que um já sabia da existência do outro.
A colonização foi um ?projeto mercantilista?, um empreendimento estatal, militar e econômico. Durante os três séculos toneladas de riquezas minerais foram do Brasil para Portugal. Em quase toda a América a vigorou a colonização de exploração; o povoamento e a ocupação das terras tinham como objetivo principal extrair ou produzir riquezas que eram levadas para a Europa.Quando os portugueses aqui chegaram encontraram nações que viviam em diferentes sistemas sociais, as tribos, pequenos grupos que falavam a língua tupi.
A origem da palavra índio, ocorreu em face de por muito tempo os colonizadores chamarem a América de ìndias Ocidentais.
A colonização, foi sinônimo de violência para os índios, pois os europeus passaram a usar a força para submeter os índios à sua vontade. Passaram a disputar espaço para sobreviver, e não raramente capturavam o inimigo e serviam como refeição(antropofagia).
O choque cultural resultou a desestruturação de aproximadamente 6 milhões de pessoas que aqui viviam.