Resumos
[pic]
EPOPEIA
Presente na Mesopotâmia e na Índia, cristalizada como gênero literário na Grécia, com a Ilíada e a Odisseia, e revitalizada na cultura latina na Eneida, a epopeia eternizou lendas seculares e tradições ancestrais, preservadas ao longo dos séculos pela transmissão oral.
O termo epopeia designa um poema heroico, protagonizado por um ou vários personagens, caracterizados por suas ações titânicas, muitas vezes frente a obstáculos sobrenaturais ou maravilhosos, e por seus elevados ideais. A epopeia em geral celebra os feitos mais representativos de um povo ou nação e por isso manifesta um profundo espírito de exaltação nacional.
Na conceituação clássica, epopeia constitui um dos três grandes gêneros em que se divide teoricamente a poesia:
1. o épico, em que predomina a objetividade; 2. o lírico, no qual prevalecem os acentos subjetivos; 3. o dramático, que os entrelaça.
Epopeia clássica.
As epopeias têm em comum, na origem, o caráter espontâneo, popular e coletivo. Constituíam o modo pelo qual as lendas eram normalmente transmitidas, obedecendo ao imemorial impulso humano de contar histórias. Em muitas delas, porém, a começar pela Ilíada e pela Odisseia, parece decisiva a ação final de um único artista - o poeta, que organiza o todo num enredo harmonioso e o transforma em poema de efeito grandioso e características universais.
O estilo característico da epopeia, nobre e grandiloquente, se prestava à exaltação dos fatos narrados, desenrolados em cenários frequentemente monumentais. Batalhas heroicas, viagens prolongadas e exóticas e a presença constante, na ação, de seres sobrenaturais são elementos básicos do poema épico, assim como a evocação à musa, que normalmente acontece logo no início da história.
Épica greco-romana
[pic]
As epopeias gregas e romanas foram as de maior influência na cultura ocidental e criaram os modelos