resumos
Vygotsky acredita que a criança ao brincar está sempre acima de sua idade média, acima de seu comportamento diário. Na brincadeira elas manifestam certas habilidades que não seriam esperadas para sua idade, fica em estado favorável para aprender.
A promoção de atividades que favorecem o envolvimento da criança em brincadeiras, principalmente as que criam situações imaginárias, tem grande função pedagógica.
Para Vygotsky a imaginação em ação ou o brinquedo é a primeira possibilidade de ação da criança que lhe permite ultrapassar a dimensão perceptiva motora do comportamento.
O brinquedo é de extrema importância para promover as mudanças das necessidades e da consciência infantil, como se o brincar fosse para a criança algo maior do que realente é.
PIAGET:
Para Piaget o jogo é essencial para o desenvolvimento infantil. “Os jogos são admiráveis instituições sociais”, porque ao jogar a criança desenvolve habilidades sociais e criam um relacionamento grupal. O relacionamento social desenvolve-se na vivencia de situações estratégicas de liderança e cooperação, onde a criança começa a perceber quais são seus limites e os limites dos outros, respeitando cada um. A negociação durante as brincadeiras também são muito importantes para a redução das tensões dos grupos. Ao brincar então, ela aprende a aceitar frustrações, opiniões diferentes e conviver com outras pessoas.
Durante as brincadeiras as crianças recriam situações do dia-a-dia, aproximando-as da realidade da vida. Ela desenvolve também seu pensamento lógico e cognitivo, pois com os jogos e brincadeiras ela tem necessidade de raciocinar, julgar, argumentar, analisar e inclusive formular estratégias.
No desenvolvimento motor é possível melhorar as aptidões motoras, elevando as capacidades de força, velocidade, resistência, coordenação, noção de tempo e espaço, etc.
Piaget classificou os jogos em três grandes categorias que correspondem às três fases dos desenvolvimento infantil.
JOGOS DE