Resumos economia 12º
Objetivos:
Distinguir crescimento económico de desenvolvimento
O crescimento económico está ligado ao nível quantitativo e é o aumento regular da produção de bens e serviços numa determinada sociedade referenciada no espaço e no tempo. Já o desenvolvimento é um fenómeno de natureza qualitativa e é a capacidade que uma sociedade tem de satisfazer as necessidades básicas da população, garantir a igualdade, permitindo ter um nível de vida adequado. O desenvolvimento só existe se houver crescimento.
Classificar indicadores de desenvolvimento
Indicadores de desenvolvimento:
Indicadores simples (contêm aspetos socioculturais, políticos, económicos e demográficos):
- Económicos -> taxa de inflação, PIB;
- Socioculturais -> taxas de analfabetismo, escolaridade feminina;
-Demográficos -> Taxas de mortalidade e natalidade;
-Políticos -> reconhecimento dos direitos humanos/ crianças/ graus de participação na vida política; Indicadores compostos ou sintéticos (indicadores de determinadas situações cujo se atribuem uma determinada ponderação):
- IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – Avalia a esperança média de vida à nascença, taxas de alfabetização …
- IPH- Índice de Pobreza Humana – É composto de forma diferente uma vez que a pobreza assume aspetos diferentes nestes dois conjuntos.
- IDG- Índice de Desenvolvimento Relativo ao Género – mede as realizações nas mesmas dimensões e utiliza as mesmas variáveis mas aplicadas à desigualdade de realizações entre homens e mulheres.
- MPG- Medida de participação Segundo o Género - Utiliza variáveis construídas explicitamente para medir o poder de ação relativo a mulheres e a homens nas atividades políticas e económicas.
Caraterizar indicadores compostos
(Q3-P.14)
Referir limitações dos indicadores como medida de desenvolvimento
Os indicadores são:
Imperfeitos;
Insuficientes;
Não traduzem