Resumos bio
Resumo 10º ano
Fotossíntese
Fotossíntese é o processo autotrófico mais conhecido, realizado pelas algas, cianobactérias e plantas. Estes seres autotróficos utilizam energia luminosa para produzirem compostos orgânicos a partir de CO2 e água. Pode dizer então que transformam energia luminosa em química. Luz
Dióxido de Carbono
Água
Água
Glicose
Clorofila
6CO2 + 12H2O C6H12o6 + 6O2 + 6H2O
O CO2, a água e a luz provêm do meio ambiente.
Para se realizar fotossíntese é necessário pigmentos fotossintéticos pois eles têm a capacidade de captar energia luminosa. A clorofila é um pigmento de cor verde, sintetizado pelas células dos seres fotossintéticos.
Através da experiencia de Engelmann sabe-se que existe uma relação entre o espetro de absorção dos pigmentos e espetro de ação da fotossíntese.
Quando esses pigmentos absorvem a luz, os seus eletrões passam para níveis superiores de energia. Quando excitados são outras moléculas – reação de oxidação-redução, originando assim um fluxo de eletrões.
As clorofilas e outros pigmentos fotossintéticos encontram-se dispersos na bicamada fosfolipídica da membrana interna dos seus cloroplastos.
Nicholas de Saussure percebeu que o peso das plantas dependia da CO2, água e de azoto.
A fotossíntese compreende 2 fases: * Fase Fotoquimica: reações dependem da luz. * Fase química: fase não dependente diretamente da luz. *
Fase Dependente da luz * Há conversão de energia luminosa em química. * Desdobramento da molécula de água em hidrogénio e oxigénio – fotólise da água.
Verifica-se a redução do NAPD+ a NADPH e a fosforilação do ADP, formando-se ATP.
Fase não dependente da luz (fixação do CO2)
O ciclo de Calvin apresenta 3 fases fundamentais: * Fixação do CO2; * Produção de compostos orgânicos; * Regeneração de ribulose difosfato (RuDP).
Inicia-se com a combinação do dióxido de carbono com uma pentose (RuDP) origina um composto intermédio com 6 carbonos.
Este