ATPS Bio Tica Resumo
A responsabilidade de promover boas praticas alimentares saudáveis aos serviços e equipes de saúde faz parte da atribuição do nutricionista, estabelecidas na política nacional de alimentação e nutrição e na política nacional de promoção de saúde, as recomendações emanadas na Assembléia Mundial da saúde.
No ano de 2004 foi emitido um documento cujo traz um desafio novo para o setor saúde, de nome “Estratégia Mundial sobre regime alimentário, actividad física Y Salud”, uma vez que a nutrição e a alimentação poucas vezes foram de intenção pelos serviços de saúde. Desde o principio ninguém nunca colocou em duvida a grande influencia e a importância que a alimentação tem sobre a vida e a saúde das pessoas e a necessidade de recompô-la visando a preservação e o controle de algumas doenças. Duas questões vêm à tona: A quem comete realizar esse trabalho e quais são as estratégias para a promoção de políticas alimentares saudáveis.
A primeira questão pode ser respondida a partir das Diretrizes do Ministério da Educação: O Nutricionista é formado para atuar com qualidade eficiência e resolutividade como o Médico e Enfermeiro. Entre 2001 e 2005 foram definidas as áreas de atuação e atribuições pelo Conselho Federal do Nutricionista (CFN) e foi publicada a Resolução 380 que estabelece parâmetros numéricos de referencia por área. Recentemente, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de apoio á saúde da família NASF, incluindo o Nutricionista, além de outros profissionais, sendo que a composição das equipes será definida pelos Gestores Municipais de acordo com as necessidades e disponibilidade locais e profissionais.
Os fatores da natureza são importantes ser considerado como opinião dos gestores acerca do valor da intervenção, do potencial de resolutividade dela a curto, médio e longo prazo e o papel que o Nutricionista representa que eles podem ou deve desempenhar são tão ou mais