Resumo
Como sabemos, o som é resultado de vibrações das partículas do ar. As ondas sonoras chegam aos nossos ouvidos momentos depois de terem sido emitidas. As ondas sonoras que produzem o som, movimentam-se através das partículas do ar, e esse movimento tem uma certa velocidade. A velocidade do som pode ser variável e depende do meio que as ondas sonoras atravessam.
O som pode ser transmitido através de vários meios, sejam eles sólidos, líquidos e gasosos, ou seja, o ar. No ar, a velocidade do som depende da temperatura, pressão atmosférica, densidade e da humidade do meio. Quanto mais elevada for a humidade atmosférica, maior será a quantidade de vapor de agua, logo, menor é a densidade do ar e maior será a velocidade de propagação.
A temperatura é um factor extremamente importante. Como sabemos da química, quanto maior for a temperatura do ar, maior é a agitação das moléculas do mesmo. A agitação das moléculas do ar, favorece a propagação do som, e assim, quanto mais agitadas estiverem, com mais facilidade o som se propaga e mais velocidade alcança. Sendo o movimento das moléculas mais rápido no ar quente, colidem entre si mais vezes num curto intervalo de tempo, portanto podem transmitir um pulso em menor tempo.
A pressão atmosférica também varia com a altitude. Quanto mais altos estivermos em relação ao nível médio das aguas do mar, maior será a velocidade propagação do som pois existe maior pressão. Isso deve-se ao facto de quanto mais próximas se encontram as partículas, mais depressa reagem quando sofrem uma compressão, passando os impulsos de som com maior rapidez.
Já a densidade tem um efeito na velocidade do som oposto, quanto maior for a densidade do ar, menor é a velocidade do som. Estes dois factores, no caso de o som atravessar um chamado gás ideal, anulam-se pois a pressão e a densidade são proporcionais e se a temperatura desse gás (neste caso o ar) for