Resumo
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado assuntos referentes ao comportamento no ambiente de trabalho, bem como suas consequências e desvantagens. No primeiro capítulo será abordado os conceitos de empatia, princípios e valores morais, assim como a diferença entre ética e moral e as características de um bom comportamento organizacional.
No segundo e terceiro capítulos serão abordados os conceitos de assedio moral e sexual no trabalho, bem como a lei referente a tais atos e como tentar combater esse tipo de assedio. Será apresentado também o perfil dos assediadores e assediados.
O último capítulo traz, além da explanação de bullying, uma breve conclusão sobre os assuntos abordados no decorrer do trabalho.
A partir desta análise é permitido que se faça a seguinte pergunta: Quais são os impactos desse tipo de comportamento no ambiente profissional?
As hipóteses serão analisadas no decorrer do presente trabalho de pesquisa.
CONCLUSÃO
O grupo, após analisar os temas apresentados, conclui que em um ambiente organizacional, o comportamento de seus funcionários deve ser o mais correto possível, tendo sempre como ponto de partida a ética, moral e bons princípios, pois assim, o relacionamento das pessoas pode ser muito mais agradável.
Dentre os problemas comuns estão o assédio moral, sexual e o bullyng que vêm causando grandes problemas nas organizações, o que também tem sido um tema bastante discutido tanto nas escolas quanto nas empresas. Apesar do assédio não ser um tema tão divulgado e conhecido entre os funcionários, muitos já sofreram tal abuso e nem sequer têm ciência da gravidade do assunto. Este tipo de assédio se configura em situações corriqueiras como a diminuição do moral de um funcionário ou a atribuição de metas inalcançáveis.
Outro fator interessante a ser estudado é o Assedio sexual, que