Resumo
Contabilidade
Para IUDíCIBUS, “ a contabilidade pode ser conceituada como o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica , a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação. HENDRIKSEN e BRENDA, por sua vez, definem a contabilidade como “ um processo de registrar, classificar e sumarizar as transações de uma empresa” e complementam dizendo que “ uma primeira classificação ( das Teorias de Contabilidade ) fixa-se na noção de que a contabilidade é uma forma de linguagem. Além de mensurar com exatidão os eventos, objetos e transações de uma empresa, a contabilidade deverá preocupar-se também com a acurácia da informação gerada, ou seja , com sua representatividade para o tomador de decisões. Espera-se que a mensuração através do ABC seja capaz de motivar os gestores a tomarem decisões que privilegiem as atividades cujos desempenhos tenham como objetivo criar valor para os clientes e otimizar o lucropara os investidores.
Mensuração
MANSON E SWANSON enfatizam a importância que se deve dar a questão da representatividade quando se desenha um sistema relacional numérico (SNR) (que, em nosso caso, corresponde a contabilidade ) para mensurar eventos, objetos e transações observados em um sistema relacional empírico ( SER ) ( operações ), ou seja, aqueles que estão diretamente relacionados com as atividades de uma empresa.
Dicotomia entre exatidão e acurácia
Enquanto o que se espera da exatidão dos números obtidos de um SRN ( Teoria da Mensuração ) é a eficiência do processo decisório, o que se espera da acurácia ( Teoria da Comunicação ) dos mesmos números é a eficácia do processo decisório. A análise desta dicotomia entre a acurácia dos números gerados por um SRN tem como objetivo evidenciar que há, na realidade, duas áreas de utilização para os mesmos números, as quais requerem diferentes formas de educação e treinamento de seus usuários. Na busca da competitividade, as