Resumo
Veluma de Sousa Santos
Resumo: Reforma e Contra-Reforma: A perversa dinâmica da Administração
Feira de Santana – Ba
06.04.2013
Universidade Estadual de Feira de Santana
Discente: Veluma de Sousa Santos
Docente: Flávio José de Souza
Administração 5º Semestre
Orçamento e Administração das Finanças Públicas
Resumo
O artigo em questão procura analisar a situação administrativa dos governos estaduais brasileiros, tomando como base uma ampla pesquisa feita para o Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (PNAGE), que vem sendo coordenado pelo Ministério do Planejamento, contando ainda com a participação dos próprios estados e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Para tanto, realizou-se uma pesquisa baseada num Roteiro de Informações Básicas, contendo cerca de 300 perguntas, preenchido pelos próprios governos estaduais. Este instrumento de investigação foi norteado por dez variáveis e redundou em mais de 5 mil páginas de informação, cerca de 200 tabelas de tabulação e a separação de quase 100 casos inovadores. Como a qualidade dos dados nem sempre foi satisfatória, utilizamos complementarmente entrevistas com 675 gestores estaduais, de vários escalões e setores da administração pública, e com atores externos – um contingente, neste caso, de 250 pessoas, entre as quais atores da sociedade civil, do Ministério Público, do Judiciário, dos Tribunais de Contas, do Legislativo e da universidade.
O objetivo mais imediato desta pesquisa foi trazer elementos para orientar um programa de modernização dos estados, por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. No âmbito dos programas internacionais de apoio à reforma do Estado, trata-se de uma iniciativa pioneira por três razões. A primeira parte do suposto que a radiografia dos problemas é uma etapa decisiva de qualquer processo de modernização, que deve preceder