Resumo
O resumo é a sumarização de uma informação que garante a compreensão geral do artefato resumido.
A memória humana, ainda que de forma inconsciente, está constantemente selecionando e descartando informações, a depender da importância que damos a elas, enquanto a mente as reconstrói. O ato de redigir um resumo é um processo semelhante ao que acontece com nossa memória, utilizando seleção e construção. Esses são os dois grandes tipos de estratégias usadas na elaboração de um resumo.
No primeiro caso, ao ler um texto, selecionamos apenas suas idéias fundamentais, descartando as idéias secundárias. Por isso, dizemos que esse processo é composto por duas etapas: cópia e apagamento. Tratando-se da segunda estratégia, a mente reconstrói a informação considerada importante por meio da generalização, pela qual informações particulares são substituídas por itens que as englobe, e/ou da construção, pela qual uma sequência ampla de informações é substituída por uma evidentemente mais reduzida.
Na prática, nem todos possuem a habilidade de redigir bons textos, entretanto, exercer as estratégias citadas pode facilitar a criação de resumos. É importante lembrar que esses métodos podem ocorrer de maneira recursiva, sendo possível reduzir o resultado de uma redução já feita.
Apesar das competências do leitor serem fundamentais, há uma parte do processo que é comum a todos: a análise dos elementos contextualizadores. Assim como existem diversos gêneros linguísticos, as estratégias de resumo também se adéquam a estes gêneros. Podemos, por exemplo, citar a diferença entre o resumo de um artigo científico e o resumo de um filme. No primeiro, o resumo deverá dar ênfase às partes delimitadas do artigo: tema, objetivo, teoria, método e resultados. Por outro lado, resumos de filmes não devem mostrar detalhes, ainda que reduzidos, pois estes tem função apenas de divulgação, sendo composto por título, conteúdo, personagens e ficha técnica.
Formalmente, no Brasil, a ABNT