Resumo
A evolução da implantação da arquitetura urbana é constituída pelo processo de transformações permanentes dos fatores de influencia tecnológicos ou econômico-social.
Durante o período colonial a arquitetura residencial urbana estava baseada em um tipo de lote com características bastante definida com residências construídas sobre o alinhamento das vias publicas e paredes laterais sobre os limites dos terrenos, as casas erma urbanas ou rurais.
Nessa época eram desconhecidos os equipamentos de topografia e os traçados das ruas eram praticados por meio de cordas estacas. A uniformidade dos terrenos correspondia a uniformidade dos partidos arquitetônicos. As repetições não ficavam somente nas fachadas, as plantas apresentavam sempre uma monotonia, deixada ao gosto dos proprietários. As técnicas construtivas eram geralmente primitivas, que é mostrado na simplicidade das técnicas . as variações mais importantes apareciam nas casas de esquina, tendo a possibilidade de aproveitar duas fachadas sobre a rua.
A ausência de sistemas adequados de equipamentos nos centros urbanos , eram situações que pressupunhas a existência de escravos no meio domestico. Outro ripo característico de habitação do período colonial era a chácara, que denunciava, no sei caráter rural, a precariedade das soluções da habitação urbana. Durante todo o período colonial as tendências de uma permanente crise de abastecimento nas cidades. Soluções satisfatórias eram apenas conseguidas nas chácaras, por isso de