Design - Uma Introdução O Design no Contexto Social, cultural e econômico - Beat Schneider
Design Uma Introdução
O Design no Contexto Social, cultural e econômico Beat Schneider 08. Styling: design nos EUA Historicamente, os EUA foram o único país a sair fortalecido da Segunda
Guerra Mundial. O país tinha se tornado uma das maiores potência na perspectiva econômica e política, com um grande arsenal nuclear. Com esse grande crescimento econômico americano, surgiu um boom material que viria a ser o american way of life.
Crescendo a economica dessa forma, crescia também a produção por meio de inovações e automoções. Assim, nessa época, os EUA tinham a maior produção padronizada e em série de objetos de uso cotidiano.
Nesse sentido, o design começou a tomar grande posição nos produtos cotidianos. Se houvessem dois produtos de mesmo preço e mesma função, o que fosse mais “bonito” venderia melhor. Devemos ressaltar que nessa época o design industrial americano se diferenciava muito do design europeu. Desse modo desenvolveuse o Styling.
Styling era um instrumento de incentivo às vendas, e as formas aerodinâmicas, como ideal estético. Derivado da ciência aerodinâmica, muitas vezes em forma de gota. A europa recusou de imediato acusando de “pressão por inovação” ou “design com fins comerciais”.
Porem, os EUA haviam conseguido melhorar e mudar a aparência e também diminuir os custos de produção. Para ser bem sucedido na venda de um produto, o design dele deve ter uma mescla entre o familiar e o novo.
Na década de 1950 os EUA consolidaramse com a principal nação do design industrial. O american way of life começava sua marcha também em direção à Europa pósguerra.
O design gráfico nos EUA também sofreu muitas alterações com os movimentos modernistas. Marco importante foi a fundação da
New Bauhaus
, em
Henrique Bolzan