RESUMO
Introdução: A necessidade de proporcionar uma contribuição empírica-analítica a respeito da "cultura do consumidor", surge a partir do destaque que a insatisfação estrutural tem em muitas dissertações no campo sociológico, a justificativa do projeto encontra-se também no percurso de pessoal de nosso orientador Paolo Totaro, mais especificamente: em um estudo empírico cujos primeiros resultados foram apresentados no artículo “A dualidade da despersonalização no consumo”, Ciências Sociais Unisinos, v.49(3), 2013.
Objetivos: Mostrar evidências empíricas de que no Quadro 1 há uma representação de uma esquematização de formas de autocategorização social que atuam por meio das práticas de consumo. A verificação empírica da hipótese de existência do caso (3) é o principa l objeto de estudo deste projeto.
Metodologia: Durante as reuniões com nosso orientador foram elaborados os questionários das pesquisas exploratórias, e mudanças foram feitas conforme os resultados de cada uma eram analisados por meio do SPSS. Após os resultados das três pesquisas exploratórias, o questionário final foi elaborado.
Resultados: Com a análise dos dados obtidos através do questionário final, podemos comprovar a existência do caso (3), tornando verdadeira a nossa hipótese principal de pesquisa, a existência de circulos viciosos de consumo.
Conclusões: Apesar da dificuldade que tivemos em obter uma total disponibilidade dos consumidores durante a aplicação dos questionários das pesquisa feitas, é importante ressaltar os resultados obtidos, sendo o principal, a comprovação da nossa hipótese teórica a respeito dos círculos viciosos
Palavras-chave: Autocategorização social - Círculos viciosos - Consumismo