Resumo
Área de ciências da saúde
Componente curricular: Epidemiologia nutricional
Nutrição – 5º período
Acadêmicas: Caroline Pedrolo, Elizabete Huber, Katiamara Tressoldi, Luana Provensi
Resumo do artigo: Fatores Associados ao Sedentarismo no Lazer de Adultos na Coorte de Nascimentos de 1982, Pelotas, RS.
AZEVEDO, Mario R et al. Fatores associados ao sedentarismo no lazer de adultos na coorte de nascimentos de 1982, Pelotas, RS. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, suppl.2, pp. 70-77. ISSN 0034-8910.
O artigo teve por objetivo analisar os fatores relacionados à prática de atividade física e ao sedentarismo no lazer. Feito um estudo prospectivo de coorte dos nascidos em 1982, na cidade de Pelotas, RS, os dados foram coletados no momento do nascimento e em visita em 2004 e 2005, onde foram avaliados 77,4% dos indivíduos da coorte, totalizando 4.297 indivíduos avaliados. Foram coletadas informações sobre a prática de atividade física no período de lazer, por meio de questionário internacional de atividades físicas.
Considerou-se sedentários os indivíduos com escore de pratica de atividade física semanal inferior a 150 minutos, considerando-se variáveis independentes como sexo, cor da pele, peso ao nascer, renda familiar no ano do nascimento e mudanças de renda entre o nascimento aos 23 anos. Após 1986, o comitê de ética da Universidade Federal de Pelotas filiada ao conselho nacional de ética aprovou este estudo com consentimento dos participantes. No resultado apresentou-se prevalência de sedentarismo, sendo 80% entre mulheres e 49,2% entre homens, o escore de atividade física aumenta conforme a renda ao nascerem, os indivíduos com renda baixa são os mais sedentários. Discute-se com o presente artigo que os estudos longitudinais permitem identificar determinantes de doenças e comportamentos de risco, hoje compreender fatores associados ao estabelecimento de um estilo de vida sedentário é